sexta-feira, 29 de abril de 2016

Cronograma capilar: Um pouco sobre

Olá pessoal! Tudo bem?
Hoje eu trago pra vocês um assunto bem bacana e que continua em alta: Cronograma capilar!
Bom, pra começar é bom definir, já de primeira, o que é o cronograma, e ele é basicamente uma agenda de cuidados com o cabelo, fazendo parte dessa agenda a hidratação, nutrição e reconstrução, e cada uma delas possui uma função distinta que resulta na reposição dos componentes importantes que o cabelo precisa.

Vamos conhecer um pouco sobre as etapas do cronograma?



Hidratação: Tem a função de repor “água”, que seria a umidade natural do cabelo.
Dos três tipos de tratamentos aqui apresentados, a hidratação é o que todo cabelo precisa, não importa o tipo de cabelo ou cor, seu cabelo sempre precisará de hidratação, e por isso ela pode ser feita muitas mais vezes do que as outras duas etapas.

Nutrição: Tem a função de repor os lipídios, que seria a oleosidade natural dos fios.
É importante ressaltar que não é porque seu cabelo é oleoso que você não precise de nutrição, isso está completamente errado, isso porque a nutrição cria uma “capinha protetora” no fio, isso impede que a hidratação natural do fio saia dele ou que ele perca mais rapidamente essa umidade (hidratação). A nutrição faz com que o cabelo seja mais brilhoso, ameniza as pontinhas ressecadas e várias outras coisinhas bacanas.

Reconstrução: Tem a função de repor a massa, proteína, queratina e aminoácidos do cabelo.
Esse tratamento é perfeito para o cabelo que está fraco, poroso, elástico, geralmente resultados de processos químicos, como a descoloração por exemplo, mas, o tratamento é indicado uma vez ao mês para caso de você ter o cabelo bem tratado, natural e etc.
Preste atenção: reconstrução em excesso não faz bem, se feita muitas vezes o cabelo fica tão rígido que começa a partir sozinho! Então sem exageros ;)



Como montar o seu cronograma?

Apesar de termos acesso ao cronograma capilar “oficial”, você não precisa segui-lo religiosamente, é apenas recomendado para quem está começando e não conhece muito bem o cabelo, digamos que seja uma ótima base, pois no decorrer do tempo em que você conhece melhor seu cabelo e vai aprendendo o que ele mais precisa, você tem a total liberdade de montar o seu próprio cronograma capilar, ou seja, aquele que funciona pra você.
Cronograma capilar oficial é uma agenda mensal, separada em semanas e dias da semana, ou seja, no mês temos quatro semanas, em três dias de todas as quatro semanas serão feitas as etapas do cronograma até que se acabe o mês . Vamos supor que você lave o cabelo de três em três dias, na segunda, quarta e sexta, nesses três dias você fará as etapas do cronograma, como temos abaixo:

1ª Semana: (segunda-feira) Hidratação + (quarta-feira)Hidratação + (sexta-feira)Nutrição
2ª Semana: (segunda-feira) Hidratação + (quarta-feira)Hidratação + (sexta-feira)Nutrição
3ª Semana: (segunda-feira) Hidratação + (quarta-feira)Hidratação + (sexta-feira)Reconstrução
4ª Semana: (segunda-feira) Hidratação + (quarta-feira)Hidratação + (sexta-feira)Nutrição

Caso você lave o cabelo todos os dias da semana, a regra continua a mesma, de todas as lavagens apenas em três você fará as etapas.
Caso você lave na terça e no sábado, por exemplo, na primeira semana você fará da seguinte forma: Na terça-feira hidratação, no sábado hidratação e na próxima terça-feira que lavar o cabelo, nutrição.

Pessoal, acredito que não tenha muito mais a se falar sobre o que é o cronograma capilar, mas com certeza vão ver muito por aqui diquinhas de todas as etapas, máscaras boas e etc.
Se ficou com dúvida pergunte sem medo, vou responder com todo o carinho e prestatividade do mundo <3
Me sigam nas redes sociais:

Instagram: @leticiamartins_s
Facebook: www.facebook.com/todaindelicada/